FÍSICA E ARTE: A  FÍSICA REVELA SEGREDOS ESCONDIDOS DA ARTE!

 Fotografia do equipamento de análise com fluorescência de raios x por dispersão de energia(EDXRF) do Instituto de Física realizando medidas nas diferentes obras A)''Tropical"(1917) do acervo da Pinacoteca do Estado de SP B) ''O Homem Amarelo""(1915) do acervo do IEB-USP C) O "Retrato   de Mario de Andrade" (1923) do acervo do IEB- USP D) A ''Estudante Russa" (1916) do acervo do IEB-USP E) '' O   Japonê(1915-1916) do acervo IEB-USP. 

Fonte: elaborado pelo autor Campos(2015)


      Física e Arte são consideradas áreas opostas. Entretanto, essa idéia é falsa. Essa aparente incongruência em procurar associar  ciência e arte  já foi abordada por muitos autores. Alguns contrários e outros favoráveis como Jacobi Bronosky (1908-1979), cientista e divulgador da ciência que também defendia essa aproximação. 

          Os  estudos desenvolvidos pelo  Núcleo  de Apoio  à Pesquisa (NAP) de Física Aplicada  ao Estudo do Patrimônio   Artístico  e Histórico também buscam provar o contrário. Trabalhos interdisciplinares  têm contribuído muito nesta área, resultando em análises muito precisas, revelando os materiais utilizados  por um determinado artista.  Essas técnicas são  denominadas não destrutivas e  baseiam-se em  processos de  interação de radiação eletromagnética com a matéria e  incluem técnicas fotográficas que são:  luz visível, fluorescência visível com radiação ultravioleta (UV), refletografia de infravermelho e fluorescência de raios x.  

          A  tese   do  pesquisador  Pedro  Herzilio Ottoni Viviani de Campos  inntitulada ''Caracterização de pinturas da artista Anita Malfati por meio de  técnicas  não destrutivas" realizada  no Instituto de Física da Universidade de São Paulo  teve como objetivo estudar a paleta de cores e  pigmentos usados pela artista.   Esse importante trabalho   permitiu  a  elaboração de um banco de dados para  historiadores de arte, curadores, conservadores para  melhor caracterizar a obra da artista (Campos, 2015).

 Profa. Elisabete Amaral

  Leia mais sobre as técnicas  não destrutivas no link: http://museu.ccsl.ime.usp.br/