"Carta de Achamento do Brasil"

Pero Vaz de Caminha


É o documento que relata o encontro entre dois mundos, a "certidão de nascimento do Brasil". Neste relato, Caminha descreve a fauna, a flora, o clima e a paisagem humana da terra recém-encontrada. O deslumbramento do autor é evidente, assim como sua preocupação em agradar ao soberano português, D. Manuel I, a quem a carta é dirigida.  

"Sonetos" (Oficina: 05/08 e 12/08)

Luis de Camões

Camões foi um poeta de atuação em múltiplas frentes: escreveu peças de teatro, a monumental obra épica Os Lusíadas e mais de duas centenas de sonetos que, embora não lhe tenham trazido a merecida fama em vida, foram suficientes para torná-lo inesquecível muito além dela.  

"Sobrevivendo no Inferno" 

(Oficina: 07/10)

Racionais Mc's


Na virada para os anos 1990, os Racionais MC's emergiram como um dos mais importantes acontecimentos da cultura brasileira. Incensado pela crítica, o disco Sobrevivendo no inferno vendeu mais de um milhão e meio de cópias.Agora publicados em livro, precedidos por um texto de apresentação e intermeados por fotos clássicas e inéditas, os raps dos Racionais são a imagem mais bem-acabada de uma sociedade que se tornou humanamente inviável, e uma tentativa radical, esteticamente brilhante, de sobreviver a ela. 

"Tarde" (Oficina: 09/09)

Olavo Bilac

Os poemas de Tarde, publicados postumamente em 1919, estão reunidos sob um título que deixa transparecer o tom crepuscular predominante nas composições. O livro revela um sujeito às voltas com a antevelhice, nostálgico e mais reflexivo do que em sua produção anterior. 

Conto: " O seminário dos ratos" 

(Oficina: 21/10)

Lygia Fagundes Telles

Em Seminário dos Ratos, publicado pela primeira vez em 1977, Lygia Fagundes Telles lança mão de toda a sua maestria narrativa para explorar regiões recônditas da psique e do comportamento humanos. Em várias das suas catorze histórias a autora se aventura pelo fantástico como modo privilegiado de acesso ao real. Mas o fantástico de Lygia recusa as facilidades do chamado realismo mágico, apresentando-se a cada vez de maneira diversa e surpreendente. 

"O marinheiro" (Oficina: 26/08)

Fernando Pessoa

 O marinheiro é um texto dramático escrito pelo poeta português Fernando Pessoa. Conta a história de três donzelas que velam uma donzela vestida de branco. O espaço cênico é um quarto de um velho castelo, e a ação se passa durante uma noite, em que as personagens falam do passado e questionam a existência da própria realidade.

"A Falência" (Oficina: 30/09)

Júlia Lopes de Almeida

A Falência trouxe a discussão de temas como o adultério feminino e a decadência econômica e moral da burguesia após a abolição da escravatura. As exaltações das personagens femininas aparecem na autonomia delas, que conseguem resolver seus conflitos sem precisar do auxílio de um homem, uma visão feminista e original para a época. Porém a decadência é associada aos personagens masculinos, que protagonizam a falência e as ações desastrosas presentes no enredo. 

"O Ateneu" (Oficina: 23/09)

Raul Pompéia

O Ateneu é um romance do escritor Raul Pompeia. Nessa obra, o narrador-personagem Sérgio conta, em caráter memorialístico, a sua experiência como interno no Ateneu, um colégio onde estudam os filhos da rica burguesia carioca do século XIX. Nessa instituição, o menino de 11 anos vai aprender a viver em uma sociedade corrupta, onde sobrevivem os mais fortes.

"Niketche - Uma História de Poligamia"

(Oficina: 02/09)

Paulina Chiziane

Casada com Tony há vinte anos, Rami descobre que o marido tem várias mulheres em outras regiões de Moçambique. Paulina Chiziane, primeira moçambicana a publicar um romance, combina humor e lirismo neste retrato da cultura moçambicana tradicional e das relações entre homem e mulher num país em que a poligamia é um costume arraigado. 

"Bons Dias" (Oficina: 16/09)

Machado de Assis

Bons dias! é o título do livro que reúne as crônicas que Machado de Assis, sob o pseudônimo de Boas Noites, publicou na Gazeta de Notícias nos anos de 1888 e 1889. Assim, a obra contém crônicas de caráter narrativo e argumentativo, que tratam de diversos assuntos no campo político, social e cultural.