"Poemas Escolhidos"

Gregório de Matos

Clássica coletânea de poemas de Gregório de Matos elaborada nos anos 1970 por José Miguel Wisnik, considerado nosso primeiro grande poeta e o maior nome da poesia barroca nas Américas portuguesa e espanhola 

"Quincas Borba"

Machado de Assis

Quincas Borba é um romance realista de Machado de Assis. Conta a história de Rubião, um professor de Barbacena que herda os bens de seu amigo Quincas Borba, com a condição de cuidar do cão do falecido, que possui o mesmo nome do dono, ou seja, Quincas Borba.

"Alguma Poesia"

Carlos Drummond de Andrade

Alguma poesia assinala a estreia de um autor que, então com 28 anos, iria revolucionar a poesia de língua portuguesa no século XX. Não é para menos. Com peças como "Poema de sete faces", "Infância", "No meio do caminho", "O sobrevivente", entre tantos outros textos decisivos, o livro 

"Angústia"

Graciliano Ramos

Angústia, escrito entre os anos de 1935 e 1936, foi a terceira obra publicada por Graciliano Ramos. À época, o escritor vivia em Maceió (AL) e trabalhava como diretor na Instrução Pública do Estado. Vencedor do Prêmio Lima Barreto (1936), foi eleito um dos melhores romances brasileiros por grandes críticos e escritores, tais como Octávio de Faria, Lúcio Cardoso, Rachel de Queirós e Jorge Amado.

"Mensagem" (Oficina: 24/08 e 31/08)

Fernando Pessoa

Mensagem é um livro do poeta português Fernando Pessoa e foi publicado, pela primeira vez, em 1934. Apesar de ser uma obra modernista, contém poemas compostos por versos regulares, isto é, com métrica e rimas. Sua principal característica é o nacionalismo, que leva o eu lírico a ressaltar o heroísmo e a grandeza de Portugal.

"Terra Sonâmbula" (Oficina: 14/09)

Mia Couto

Terra sonâmbula é um romance do escritor moçambicano Mia Couto. O livro foi publicado, pela primeira vez, em 1992 e conta a história do menino Muidinga e do velho Tuahir, que, fugindo da guerra civil, acham abrigo em um machimbombo (um ônibus) abandonado em uma estrada.

"Campo Geral" (Oficina: 05/10)

Guimarâes Rosa

Campo geral é uma novela de João Guimarães Rosa. Ela conta a história do menino Miguilim, que mora, com a família, em Mutúm, no estado de Minas Gerais. Ali, ele vive sua infância em meio à natureza. Apesar de ter outros irmãos, Miguilim tem um carinho especial por Dito.

"Romanceiro da Inconfidência"

(Oficina: 07/10 e 19/10)

Cecília Meireles

Romanceiro da Inconfidência é uma coletânea de poemas da escritora brasileira Cecília Meireles, publicada em 1953, que conta a História de Minas dos inícios da colonização no século XVII até a Inconfidência Mineira, revolta ocorrida em fins do século XVIII na então Capitania de Minas Gerais. 

"Nove noites" (Oficina: 16/11)

Bernardo de Carvalho

Nove noites é um romance, de Bernardo Carvalho, pertencente à literatura contemporânea brasileira. Nessa obra ficcional, um homem tenta descobrir o motivo do suicídio de um personagem real — o antropólogo americano Buell Quain —, ocorrido no Brasil, em 1939, durante o Estado Novo.

As oficinas de análise coletiva dos livros de vestibular já estão acontecendo!

Fiquem atentos à aba "Eventos" para mais informações.